Solte suas feras: animal print invade looks masculinos; inspire-se

03 - 07 - 2015

mequetrefismos-looks-animal-print-masculino

Não é de hoje que a fauna das savanas africanas nos encanta. Feras como leopardos , guepardos e outros bichanos mais meigos como zebras e girafas nos cativam não só pelo tamanho, destreza e força, mas também pela beleza que carregam estampada no corpo.

 Peles de animais são utilizadas pela humanidade, desde os primórdios das civilizações, quando povos primitivos as usavam para se proteger das intempéries do meio ambiente. Tribos africanas como a Zulu, localizada ao sul da África e a Omo, na Etiópia, exploram toda a exuberância animal a partir de suas vestimentas – seja para a guerra ou para celebrar ocasiões especiais, como o casamento.

mequetrefismos-animal-print-masculino-omo-tribe

Tribo Omo

Tribo Zulu

Tribo Zulu

Tribo Zulu

Tribo Zulu

Os reis e a nobreza de antigas civilizações também as utilizavam como símbolo de toda sua riqueza e poder, ostentando tudo que traziam do continente africano com o advento das grandes navegações.

Durante o início do século XX, o item torna-se um artigo de moda de sucesso, após famosas grifes e renomados costureiros europeus adotá-las em suas criações. Com o passar do tempo, o uso da pele, que era para ser funcional e repleta de simbologias, passa a ser algo totalmente abusivo e mercadológico. As peles desses animais eram usadas irresponsavelmente para agasalhos, roupas e acessórios de luxo, explorando vorazmente as savanas africanas e levando alguns desses animais ao perigo de extinção.

mequetrefismos-animal-print-campaign

O mundo mudou, a consciência chegou(para alguns) e o uso de peles verdadeiras de animais, felizmente, foi perdendo a força e aos poucos foram substituídas no mercado de moda por opções sintéticas, mas não menos interessantes, ganhando como nome de batismo o termo “animal print”.

mars_1

mequetrefismos-animal-print-estampa

Nos anos 70, no auge da era Disco, do Rock e do Movimento Black Power, o uso de peças estampadas, principalmente as de tigre, zebra e leopardo, eram sinônimo de estilo e vanguarda entre os homens.

mequetrefismos-animal-print-masculino-70

tyler2

Mas, por outro lado, as peças de bicho também já tiveram sua fase “mais difícil”, durante os anos 80, quando virou símbolo do “brega”, do “cafona”, por terem sido incansavelmente combinadas com cores fortes com rosa choque e verde neon. Após a “tormenta”, os bichanos voltam ao circuito  a partir dos anos 90, e passaram a ser associadas ao universo feminino, o que não é necessariamente uma verdade.

No mundo dos esportes, essas estampas sempre foram bastante utilizadas por grandes atletas por estarem associadas a força e agilidade. Mike Tyson, por exemplo, tinha tanto fascínio por esses animais que tinha um tigre de estimação. Marcas esportivas como Nike, Adidas e Vans, tem grande participação no retorno dessas padronagens ao guarda roupa masculino com o lançamento de calçados e elementos do vestuário com estampas de animais.

mequetrefismos-myke-tyson

mequetrefismos-animal-print-masculino-nike-tenis

mequetrefismos-adidas-originals-jeremy-scott-animal-print-front

Curte animal prints, mas ainda não sabe como usar ? Confira dicas preciosas e solte as feras!

- OUSADOS: Se você não tem medo de chamar atenção, camisas com estampas de tigre , leopardo e zebras vão atualizar seu look e dar aquele “up”! Combine sua camisa com peças mais neutras como uma calça preta, khaki, ou jeans.

mequetrefismos-animal-print-masculino

mequetrefismos-animal-print-masculino-ousado

83641389bb0667fce126393c51df89ef

8e077af3740e1f12e6fa7cfa7b0658e1

- BÁSICOS: é mais desencanado, mas quer aderir ao bichanos? Vale apostar numa t-shirts mais “clean”, apenas com um bolsinho com estampa ou até mesmo customizar alguma peça, como por exemplo o bolso daquele colete jeans que estava parado no armário. Um colarinho aparente também é uma ótima alternativa!

mequetrefismos-looks-animal-print-masculinos

mequetrefismos-animal-prints-looks-masculinos-basics

mequetrefismos-animal-print-looks-masculinos

- SE O SEU LANCE FOR OS ACESSÓRIOS…  bonés, mochilas e sneakers com estampas animal prints também dão aquele “plus” e ajudam a tirar do óbvio os visuais mais básicos.

IMG_7213

mequetrefismos-animal-print-masculino-detalhes

4a7a9d952a8b0de867ea283b5bdacadf

Animal print é o bicho!

*Colaboração Luiza Brasil

Tags:

jota-avatar

Jota C. Ângelo

Jota, carioca, 27 anos, é blogueiro do O Último Black Power, apaixonado por Moda Masculina e fotografias de streetstyle - passa horas na busca por referências e novidades na internet. Acredita no poder da inspiração e que tudo que é feito de coração acaba reverberando de forma positiva.