Fazendo a cabeça: inspire-se em cortes e penteados afro masculinos

20 - 05 - 2015

mequetrefismos-corte-e-penteado-afro-masculino

Já parou para pensar no quão importante é o cabelo para a formação do seu estilo? Provavelmente sim, não é?! Mas você sabe quais são as últimas tendências e as mais variadas alternativas para as madeixas crespas masculinas? Se você procurou em revistas, sites e blogs sobre o assunto, provavelmente não encontrou muita coisa. Pensando nisso, montei um resumo sobre as principais propostas quando fala-se em cabelo afro, especialmente para os rapazes:

Black Undercut: o hairdo estabelece o mix entre o Black Power e o Undercut, o corte raspado nas laterais. É uma das tendências mais fortes da atualidade. Uma alternativa que cai muito bem para os adeptos das pontas bem irregulares, dos mini dreads e rastas. Para os mais radicais, algumas versões que lembram o tradicional moicano são ótimas pedidas.

mequetrefismos-blackundercut-corte-afro-masculino-2

mequetrefismos-blackundercut-corte-afro-masculino

mequetrefismos-black-undercut-corte-afro-masculino-1

mequetrefismos-undercut-corte-afro-masculino

mequetrefismos-black-undercut-corte-masculino-3

Nagô Afropunk / Native Braids: a tradicional trança nagô, agora ganha uma leitura mais transgressora. Inspirada no movimento Afropunk, o penteado é rebatizado como Native ou Apache Braids e invadiu os visuais masculinos. Para os mais ousados, vale colocar aquele toque de cor!

mequetrefismo-nago-corte-afro-masculino-1

mequetrefismos-nago-corte-afro-masculino

mequetrefismos-nago-corte-afro-masculino-2

Crew cut: nada mais é do que a versão 2015 do antigo corte asa delta. Ele consiste num visual mais batido no topo da cabeça, que gradativamente fica ainda mais curto nas laterais, formando uma “degradê capilar”. Ideal para quem tem um dia a dia mais corrido e procura praticidade e estilo.

mequetrefismos-crewcut-corte-afro-masculino-1

mequetrefismos-crewcut-corte-afro-masculino-ok

mequetrefismos-crewcut-corte-afro-masculino-3

Flat top: é o verdadeiro “Black Retrô”. O hairstyle tem uma forte referência na cultura dos anos 80, com uma pegada militar fortíssima e cheia de estilo. Quadrado no topo e raspado na lateral, pode ornar muito bem com linhas feitas na navalha. É uma ótima escolha para os crespos que quase não formam cachos, pois para manter a durabilidade do corte, quanto mais armado, melhor.

mequetrefismos-flat-top-corte-afro-masculino-1

mequetrefismos-flat-top-corte-afro-masculino-ok

mequetrefismos-flat-top-corte-afro-masculino

mequetrefismos-flat-top-cortes-masculino-afro

“B.B.”(Bald + Bearded): a dobradinha “barba e cabelo raspado” é uma tendência forte e cheia de atitude. O grande barato desse estilo é deixar como ponto de destaque do visual uma barba grande, bem feita e com corte pontiagudo, que afunila o rosto, deixando-o e bem anguloso.

Monsieur Jerome; mj+

mequetrefismos-cortes-afro-masculino-ok

mequetrefismos-corte-cabelo-afro-masculino

Coque: prático e confortável, é sempre uma opção entre os adeptos das tranças e dreads. Tornou-se um dos penteados masculinos mais “cool” do momento. Experimente também leituras mais “bagunçadas” da amarração!

mequetrefismos-coque-cortes-afro-masculinos

mequetrefismos-coques-corte-afro-masculino

mequetrefismos-coque-cortes-cabelo-afro-masculino

Em cores: os cabelos crespos coloridos já são uma febre entre as garotas. Mas agora, a proposta também faz a cabeça dos rapazes ousados que, como podemos ver, lançaram suas versões em cabelos raspados, mechas, dreads, entre outras alternativas. Tudo isso graças ao rapper Wis Khalifa, que após fazer uma mecha loira em seu Black, adquiriu uma gama de seguidores adeptos do seu hairstyle.

mequetrefismos-black-colorido-corte-afro-masculino

mequetrefismos-black-colorido-corte-masculino-afro

mequetrefismos-black-colorido-cabelo-afro-masculino

Neo Black Power: clássico dos clássicos! O cabelo Black Power ganhou força no fim dos anos 60, com o advento do movimento negro homônimo, que visava direitos iguais para negros na sociedade, através do empoderamento e da resistência. O cabelo volumoso e arredondado ficou popularizado na figura dos hippies e ícones como Jimmy Hendrix.

Com o passar do tempo, ele ganhou novas formas. Hoje podemos vê-lo em visuais com as mais diferentes texturas, pontas irregulares e simetrias diferenciadas. O Black Power bem grande, que gosto de chamar de “super Black”, cheio de movimento, cachos, e com aspecto desabado,  quase atingindo os ombros também tem dado o que falar!

mequetrefismos-black-power-corte-afro-masculino

mequetrefismos-black-power-corte-afro-masculino-1

mequetrefismos-black-power-corte-afro-masculino-ok

mequetrefismos-blackpower-corte-afro-masculino

Usar o seu cabelo crespo não é só um ato estético, mas também político!