Planta na mente! 5 sugestões para decorar ambientes

10 - 08 - 2016

mequetrefismos-decoraçao-com-palmeiras1
Vamos falar sobre plantas? Quando tocamos nesse assunto, a primeira lembrança que vem à mente é a casa da avó, acertei? Lá é sempre um mimo, aquele lugar cheio de energia boa e tranquilidade. Se embarcarmos na onda retrô pra decorar, vale e muito relembrar os velhos tempos e pedir uma mudinha das plantas da casa da tia, dos avós ou até mesmo daquela vizinha que tem “mão boa pra terra”.

 
Vem com a gente conferir as cinco plantas que você com certeza conhece, mas talvez não saiba como ela fica super cool na sala, no quarto, no banheiro, ou melhor, em qualquer canto da sua casa.
 

ESPADA DE SÃO JORGE

Ela tem origem africana, ou seja, super Mequetrefe! Super comum, as formas de suas folhas estão ligadas a rituais religiosos afro-brasileiros e ao cristianismo devido à semelhança com uma espada, a espada mágica de Ogum, orixá e guerreiro destemido que ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. No Brasil, o santo católico, São Jorge, está associado a Ogum no sincretismo religioso e, por isso, a origem do nome. Acredita-se que ela traz proteção, afastando as vibrações negativas. Vem ver algumas maneiras inovadoras de deixar qualquer ambiente protegido e imune de bad vibes! Não precisa de muitos cuidados e reza a lenda que pega em qualquer tipo de terra e até mesmo em um recipiente com água.
 mequetrefismos-espada-de-sao-jorge
mequetrefismos-espada-de-sao-jorge-decoraçao-com-plantas
mequetrefismos-espada-de-sao-jorge-mequehaus-plantas
mequetrefismos-espada-de-sao-jorge-plantas-em-casa
 

COSTELA DE ADÃO

Grandes, espaçosas e lacradoras. Essas são um charme à parte! Não tem como não notar suas folhas super desenhadas e que parecem que foram criadas por algum designer. Sua origem é mexicana e, de fato, suas folhas lembram uma caixa torácica e, se vistas de longe, lembram um enorme coração. Muito romântica, né!? Essas belezuras precisam de mais cuidados, meia luz ou zero de luz, pois curtem mais um ambiente úmido e se possível baixas temperaturas. E um grande detalhe: um espaço enorme. A cara da Serra, não é?!
 mequetrefismos-costela-de-adao-planta
mequetrefismos-costela-de-adao-plantas-in-house
mequetrefismos-decoração-do-lar-com-ostela-de-adao
mequetrefismos-planta-costela-de-adao
mequetrefismos-plantas-costela-de-adao-na-decoração-de-casa
mequetrefismos-plantas-costela-de-adao-para-decorar

 

JIBOIA

Tropical, multiplica-se com facilidade e ama sol e calor. Essa também é das nossas! Super multiuso e adapta-se super bem em ambientes internos, até mesmo com ar condicionado, e externos também. Ela tem diferentes tipos de folhas e pode crescer de forma controlada ou contida, dependendo do espaço do ambiente, ou seja, ela é consciente. Se quiser ter uma em casa, pode pegar uma mudinha de qualquer uma que encontrar pela rua, de preferência próximo às junções dela. Deixe secar por 24 horas e coloque em um vaso de terra úmida ou em água. Vai ficar linda. Já fiz isso! Ficam bem meigas em qualquer ambiente.
 
mequetrefismos-decoraçao-com-plantas-jiboias
mequetrefismos-plantas-jiboias
mequetrefismos-plantas-jiboias-em-casa
meuqetrefismos-plans-jiboias
meuqetrefismos-plantas-jiboias-na-decoraçao
 

PALMEIRAS

Exóticas e super reconhecidas na nossa flora brasileira, os portugueses até já chamaram o Brasil como a “Terra das Palmeiras”, que para os índios tinha o nome de “Pindorama”. Lindo, né!?  Essas também têm muitas diferenciações – muitas mesmo! – e são queridinhas pelos paisagistas, talvez por serem tão abundantes e sinuosas. Que tal dar um levante na sua decoração minimalista com umas palmeiras, hein?! Vão aí algumas ideias pra te ajudar!
mequetrefismos-como-usar-plantas-palmeiras-na-decoraçao-do-lar
mequetrefismos-dicas-de-plantas-palmeiras
mequetrefismos-palmeiras-plantas
p
 

CACTOS

Se quer ter um verde em casa mas não tem muito tempo, essa sem dúvida é a melhor opção. Pelo menos antes de se jogar nas plantas de plástico! Com eles, todo cuidado é muito, pois precisam de pouca água e muito sol ajuda bastante. São um tipo de planta suculenta e, por isso, guardam clorofila nas suas folhas, Pequenos ou grandes, os cactos representam e dão uma certa sofisticada no ambiente, na minha opinião. Não se espante se em algum tempo nascer um bracinho a mais em seu cacto. Já me aconteceu isso e eu fiquei pasma! Ele parecia tão na dele… Você pode colorir a casa sem perder ou investir muito tempo. Se joga!
 
mequetrefismos-cactos
mequetrefismos-plantas-cactos-em-casa
 
É isso, gente! Todas as plantas têm um espacinho para colorir. É só ver a que mais combina com você e com a sua casa!