DIY: aprenda a customizar os estofados da sua casa!

29 - 05 - 2015

mequetrefismos-abertura-dica-de-decoracao

Tecidos são texturas mágicas, assim eu creio. E como falei no primeiro post aqui, eles valem não só para a moda, mas como para a decoração também. Para confirmar essa minha teoria, vou compartilhar com vocês dois projetos que mudaram a cara de um ambiente especial.

Sim, falei que o ambiente é especial, pois é a casa de uma amiga incrível, a Pauline. Ela me propôs ajudá-la a encher a casa de vida, o que em outras palavras seria: cores, cores e mais cores. Começamos esse processo em dois ambientes, a sala e o quarto, num aparelho de jantar com seis cadeiras e uma cabeceira da cama de casal.

Na primeira visita, percebi que a casa estava um pouco sem identidade: muito branco, estofado antigo em um clima de neutralidade. Essa palavra, como vocês já podem perceber, não combina muito comigo, e senti que já não combinava com a nova fase da minha amiga.

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-antes

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-antes-1

Pensando em usar “tecidos mágicos”, procurei uma loja especializada em estofados (Norte Espuma – (21) 2601-8502). Pense na loucura que foi escolher dois desenhos? Não foi nada fácil, pois as estampas eram maravilhosas, mas pensei em algo que combinasse mais com ela e que não fosse cansativo para se olhar todos os dias.

mequetrefismos-dicas-de-decoracao

Minha escolha para as cadeiras do aparelho de jantar da sala, foi um floral, super vibrante e alegre para misturar com uma padronagem mais suave, porém com uma cor forte. Já para a cabeceira, como a parede de fundo já era verde, uma estampa com pegada étnica cairia super bem. Foi aí que me apaixonei por esse listrado com linhas despretensiosas, já que um floral para o quarto poderia cansar rápido, mas misturá-lo com roupas de cama com temática diferentes seria mais interessante, já que mudamos sempre.

Hora de colocar a mão na massa e fazer aquele DIY que tanto amo! Olha o que você vai precisar:

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-materiais

- Tecido;

- Grampeador tipo pistola;

- Grampo;

- Chave de fenda;

Os materiais utilizados são super simples e caso não tenha, são  fáceis de encontrar em lojas de artesanato ou até mesmo papelarias. O custo deles não é alto e vale o investimento, já pensando em futuros projetos. A quantidade de tecido foi calculada com ajuda de uma fita métrica. No meu caso, gastei para a cabeceira 1,50m e para as cadeiras 3m.

O processo das cadeiras e da cabeceira foram exatamente os mesmos, veja o passo-a-passo:

  1. Retirar os parafusos do assento com o uso da chave de fenda;

    1

  1. Retirar o tecido anterior. Se não for possível, coloque por cima mesmo, foi o que precisei fazer nas cadeiras e cabeceira, pois não soltavam por nada! Para ajudar a ter a medida ideal para cada cadeira, usei o próprio tampo, deixando um espaço com sobra para fazer o acabamento, tentando a perfeição, que já digo logo que é bem difícil de alcançar…

2

 

3. Comece a pistolar, esticando o máximo possível o assento. Assim, quando quando virar, vai estar bem direitinho;

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-1

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-passo-a-passo

mequetrefismos-passo-a-passo-1

  1. Encaixe o assento e aparafuse novamente;

mequetrefismos-dica-de-decoracao-fim

E… voilá! Tudo novo de novo!

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-estofado

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-cadeiras-dps

mequetrefismos-dicas-de-decoracao-cabeceira

É isso, minha gente! A coisa toda não demora muito – levei em torno de 3 horas para executar toda essa arte – porém, requer paciência. Mas no final, quando fica tudo prontinho, dá uma sensação maravilhosa de “fui eu que fiz” e o olhos brilham de tanta alegria. Isso se chama recompensa. :)

Espero que tenham gostado do resultado e vai ser lindo contagiar vocês a colocarem as mãos na massa também. Se isso acontecer, não deixe de compartilhar com a gente usando a #MEQUEHAUS. Isso também vale para espaços incríveis que já tenham a cara do Mequetrefismos. :)