Cuba Libre y linda – parte 2 #Varadero

21 - 02 - 2014

Varadero

Varadero – posso dizer que o paraíso é lá. Não tenha medo de ficar a cara da riqueza, com a bela duplinha maiô e turbante, deitada na esteira e com uma grande preocupação em mente: a de qual drink tomar. Mas isso eu já digo de cara: o Banana Mama. Mas voltemos a esse assunto depois…

varadero-prais-cuba-banana-mamma-vintage-viagem-praia-modices-2

Classificada como uma “resort town”, Varadero faz parte da província de Matanzas  e é considerada uma das maiores áreas no segmento deluxe do Caribe. Fica a 2 horinhas de distância de Havana e as opções de hospedagem por lá são muitas, mas quem domina é a rede hoteleira espanhola Meliá (que também me hospedei em Havana, como você já deve ter visto aqui), que conta com os principais hotéis da região. Pode soar aristocrático, mas se gosta de conforto e despreocupação, o que vou dizer é a mais pura verdade: não dá para ficar em nenhuma acomodação que não seja abaixo de 5 estrelas. Fora disso as possibilidades de você encontrar instalações precárias e estruturas decadentes são muitas. Eis duas alternativas que recomendo:

varadero-paraiso-cuba-resort-melila-las-americas-all-inclusive-adults-only-vantagens-desvantagens-modices

- Meliá Las Américas: aonde me hospedei. É o top da região. Além do sistema all inclusive (Alô, alô Graças a Deus), outra coisa foi decisiva para que eu e minhas amigas elegêssemos este para chamarmos de nosso: o “Adults Only”. Sim, o hotel tem restrição quanto à entrada de crianças. Mas não espere um ambiente “spring break” com uma juventude transviada e libidinosa. O público dominante do resort são casais em lua de mel, além de homens e mulheres 40 +. São maioria por aqui os canadenses, gregos, europeus do leste, e brasileiros, claro. Tem um espaço amplo, com área mais distribuída.

varadero-paraiso-cuba-resort-melila-varadero-all-inclusive-publico-jovem-criancas-piscina-vantagens-desvantagens-modices

- Meliá Varadero: tive a oportunidade de visitar por ter amigos lá. Também conta com sistema all inclusive e é permitida a entrada de crianças. Apesar de ser um hotel familiar, é possível encontrar muitos jovens, pois assim como o Las Américas, o Varadero também é 5 estrelas, porém um pouquinho mais em conta que o primeiro e, também, menos suntuoso . São maioria por lá: colombianos, brasileiros e canadenses. Com mais andares e mais compacto, é mais fácil de se “esbarrar” pela área de convivência.

Não importa aonde você escolheu se hospedar, a programação da maioria é aproveitar todas as dependências do hotel. Além das inúmeras piscinas e bares, os hotéis também contam com praia exclusiva e atrações como pedalinhos, hobie cat, banana boat (oi Porto Seguro anos 2000) e catamarã. Sempre tem aquele vôlei de praia esperto para os adeptos da geração saúde. Para quem deseja gastar o resto dos CUC’s que sobraram, uma boa dica é apelar para as massagens. Com cerca de 30 pesos você pode fazer reflexologia ou uma massagem antistress.

varadero-paraiso-cuba-programas-hotel-massagem-banana-boat-modices

Bateu vontade de dar uma saidinha? Você pode optar por comprar programações incríveis, que agências de turismo disponibilizam nos próprios resorts. Entre os principais estão os de jipe, a visitação de grutas como a de Bellamar e o mergulho com golfinhos ou snorkeling na Playa Coral. Para os mais aventureiros, vale a ida de bandeirante para chegar em outro paraíso cubano: Cayo Largo. Mas tem que madrugar, hein?! O horário de saída para o programa é 5:30 da manhã.

varadero-paraiso-cuba-passeios-jipe-gruta-bellamar-golfinho-playa-coral-cayo-largo-modices

Para os boêmios que estão em grupo, uma opção divertida pode ser ficar pelo Piano’s Bar do hotel. O local, que geralmente funciona por 24 horas, serve comidinhas e drinks e pode ser um pretexto para uma bebedeira com boas risadas e conhecer outros amiguinhos de copo. Fuja de atrações como peças de teatro oferecidas pelo resort – a não ser que queira assistir a um espetáculo kitsch. Existe uma boa variedade de restaurantes temáticos no resort, mas dependendo da época que você for, terá dificuldades para fazer reservas, já que a capacidade é limitada por dia. No meu caso, eu, minha mãe e minhas amigas só conseguimos marcar um jantar para todas juntas uma única noite.

varadero-paraiso-cuba-buena-vista-social-clube-show-pianos-bar-hotel-noite-modices

Tive a oportunidade de fazer um programinha incrível que foi ver um show do Buena Vista Social Club. A orquestra cubana mais tradicional de todos os tempos se apresentou no Centro de Convenções Plaza América e mesmo sem a sua formação original, arranca aplausos e gritos do público, principalmente quando toca o hit Chan Chan. Sem dúvidas, fechei com chave de ouro minha viagem-experiência-paraíso.

Agora vai aquele checklist básico. Confira!

varadero-paraiso-cuba-o-que-levar-clutch-bone-viseira-macacao-chivnelo-havaiana-rihanna-peplum-cropped-tee-modices

Filtro solar;
-Maiô;
-Viseira e bonés;
-Saída de praia versátil, para ficar o dia inteiro. Escolhi um camisão jeans (como é de costume só voltar no quarto depois do por do sol, leve algo prático para vestir para almoçar, pegar um drink e depois voltar para praia/piscina);
-Short jeans;
– Pashimina (de noite faz um ventinho);
– Chinelo (leve mais de um. O meu arrebentou e tive de comprar um que machucava o pé);
– Macacão;
-Looks para tomar um drink;
-Saia mullet (que tal usá-la no pós-praia? Viu, ela ainda tem serventia…)
-Bolsinha pequena somente para por celular e chave do quarto;
-Grampos, lenços e prendedores (afinal, depois de tantos dias de praia, criar penteados charmosos podem ser uma saída para bad hair dayz…)

Ficou com alguma dúvida sobre Cuba? O próximo post vai esclarecer tudo

{Conteúdo produzido originalmente para o MODICES}