“Ô da poltrona!”: conheça 5 séries que envolvem empoderamento e representatividade

21 - 04 - 2016

mequetrefismos-afro-serie-empowerment-how-to-get-away-with-murder

A carência de séries que retratam a realidade do negro sem estereótipos é uma verdade. Apesar disso, existem ótimas produções que servem como verdadeiras inspirações, em que no lugar de sermos tratados meramente como empregadxs servxs, marginais, ou algum “coadjuvante” desses que a sociedade nos impõe, “viramos o jogo” (não só na vida real, mas nas telinhas também) e somos encarados como advogadxs, temos ascensão social e altos cargos.

Ficou curioso? Aperte o play!

- BLACK ISH:

mequetrefismos-afro-series-empowermet-black-ish
Uma série que retrata a realidade de uma família negra que ascendeu socialmente. É um programa que serve para gerar uma reflexão por parte do telespectador, perante a realidade social em que vivemos (e que sabemos muito bem), ainda tem dificuldade em lidar com essa verdade. Apesar de trazer um assunto sério, a série é retratada com bastante humor.

 

-EMPIRE:

mequetrefismos-empire-series-empowerment-representatividade

 

Transmitido pelo canal Fox, conta a história de uma família que prosperou a partir da música. Lucious Lyon (Terrence Howard) é dono da poderosa gravadora Empire e precisa que algum de seus filhos seja o seu sucessor. Porém, a “lacradora” Cookie (Taraji P. Henson), sua ex-esposa, após 17 anos na prisão é grande responsável por todo o conflito da série. Assista que é sucesso!

 

 

- LUTHER:

mequetrefismos-afro-series-empowerment-Luther-in-London
A série relata o cotidiano de um policial negro, que desvenda assassinatos e mistérios relacionados ao universo criminal. É daquele tipo de série que instiga aquela vontade de continuar assistindo até o final da temporada e depois ficar com aquele  gostinho de quero mais, esperando a “next season”.

 

- SCANDAL:

mequetrefismos-series-empowerment-scandal

Aborda o cotidiano de Olivia Pope, uma relações públicas negra que com talento e juntamente a sua equipe de trabalho, consegue livrar seus clientes de qualquer escândalo – como diz o nome do seriado. É uma série bem interessante, dessas que nos faz ver atitudes comuns com outros olhos e traçar questionamento em torno dos nossos valores.

 

HOW TO GET AWAY WITH MURDER:

mequetrefismos-afro-serie-empowerment-how-to-get-away-with-murder

Conta a realidade de cinco alunos estudantes de direito que participam de um programa de estágio disponibilizado pela professora Annalise, interpretada por Viola Davis. Acontecem diversas situações nas quais os alunos precisam mostrar seus dotes jurídicos e isso estimula uma competição entre eles. É um seriado que mexe com a curiosidade do telespectador, pois faz com que o mesmo queira descobrir a verdade.

 

Sim, temos  um extra!!!!!

UM MALUCO NO PEDAÇO:
mequetrefismos-fresh-prince-um-maluco-no-pedaco

Um verdadeiro clássico! Essa série com certeza marcou época na vida de muitos jovens. Além de ser icônica, assim como a “Black Ish”, traz o questionamento sobre a ascensão social do negro e sociedade do consumo. Com a presença de Will Smith, pai da duplinha Jaden e Willow Smith, todos os aspectos são abordados com humor e irreverência.

 

Nunca foi tão empoderador curtir a noite no Netflix! :)