Lar Afro Lar: confira decorações étnicas para a sua casa!

15 - 05 - 2015

mequetrefismos-inspiracoes-decoracao-afro-thais-pires

 Se o  “tem que ter”  do momento é uma casa cheia de estilo e com personalidade, não importa o tamanho e o budget que você tem: uma boa pedida é colocar a mão na massa e transferir a sua identidade para o ambiente em questão. Claro que quando digo isso, descarto completamente a figura do decorador (nada pessoal, tá?). O lance é que acredito em um lar que fale por você e é decorado dia após dia, não em um piscar de olhos! A coisa toda vai acontecendo aos poucos e nunca dá pra dizer que está pronto. Curtir cada detalhe novo e ver o seu espaço sendo reinventado sempre, é o lado mais bacana de tudo isso. Pensar a casa como uma tela ou folha em branco é o ideal para quem quer começar ou transformar a decoração.

A Cultura Africana invadiu o Brasil faz tempo, nós sabemos bem disso, e pode estar presente sua casa também! Essa brincadeira pode começar em simples detalhes, em alguns elementos, até chegar em objetos de decoração maiores, como é o caso das esculturas em madeira e bonecas que retratam as zungueiras de Angola, aquelas imagens clássicas de lindas mulheres com seus filhos amarrados nas costas por tecidos multicoloridos. Quer se inspirar e transformar a sua residência em uma África para chamar de sua? Vem com a gente!

mequetrefismos-decoracao-afro-cabecas

mequetrefismos-decoracao-afro-sala

mequetrefismos-decoracao-afro-detalhes-casa

Papéis de parede: eles são uma ótima opção para dar uma repaginada no ambiente. Acessíveis e fáceis de aplicar, pode ser o “projeto mão na massa” que faltava para aquele dia de férias ou de ócio. Seja os feitos em tecido como algodão, seja os impermeáveis, eles ficam ótimos em pequenos ou grandes espaços, dando um colorido especial. Outra opção é o formato “Lambe-Lambe”, aqueles papéis que com certeza você já viu pelas ruas com mensagens e desenhos irreverentes, que também funcionam muito bem em ambientes internos, além de darem uma pegada street.

mequetrefismos-decoracao-afro-papel-de-parede

mequetrefismos-descoracao-afro-papel-de-parede

mequetrefismos-decoracao-afro-lambe-lambe

Tecidos, estofados e mantas: estampas festivas e vibrantes, desenhos intrincados e simbologias místicas são características marcantes dos tecidos africanos. Engana-se quem pensa neles apenas como roupas e turbantes maravilhosos. Eles vão além,  levando estilo e personalidade aos móveis, sofás, cadeiras, puffs e até abajures.

O African Echoes tem uma história super interessante. Após uma viagem de um mês pela Nigéria, a Marcela Feola, criadora do site, se apaixonou pelas cores e estampas do país, e surgiu a brilhante idéia de trazer para o dia-a-dia do brasileiro toda a exuberância local através das lindas padronagens.

mequetrefismos-decoracao-afro-tecidos-solande-knowles

mequetrefismos-decoracao-afro-tapetes

mequetrefismos-decoracao-afro-tecidos-2

mequetrefismos-decoracao-afro-tecidos-1

mequetrefismos-decoracao-afro-ambientes

MEQUETREFISMOS-DECORACAO-AFRO-TECIdos-3

mequetrefismos-decoracao-afro-tecidos-almofadas

Mobiliário: eles não ficam de fora!. Aquele toque rústico da madeira escura ou de demolição fazem grande referência ao étnico. Quando misturados a uma tonalidade mais clara e brincam com outros elementos do ambiente trazem uma clima sofisticado e cosmopolita, com muita personalidade.

mequetrefismos-decoracao-afro-ambientes-1

mequetrefismos-decoracao-afro-cabeiras

mequetrefismos-decoracao-afro-moveis-1

mequetrefismos-decoracao-afro

Em minhas buscas pela internet, uma frase me chamou atenção: “Decorar nossa casa é como ter a nossa cara estampada em um espaço. Nela podemos viver e criar livremente”, isso não é demais!? Eu apenas complementaria com um lema pessoal que é o de não levar tudo tão à sério, afinal, assim como o nosso rosto, em nossas casas, nenhuma maquiagem é definitiva, e temos 1001 possibilidades. ;)

Tags:

thais-pires

Thaís Pires

Estilista por profissão e criativa por natureza. Apaixonada pelas artes, inspira-se em uma vida leve e colorida. Encantou-se por decoração quando colocou em prática seu sonho de ter um "ap" para chamar de seu e nele estampar sua personalidade. Atualmente, vive em um relacionamento sério com o estilo #diy ou #façavocêmesmo.