Dia da África: 5 filmes para assistir sobre o continente-berço

25 - 05 - 2015

mequetrefismos-filmes-sobre-africa

Hoje, dia 25 de maio, é celebrado o Dia da África. A comemoração deve-se ao fato de que em 1963, na mesma data, Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, para enfrentar todo o tipo de subordinação sofrida pelo continente-berço.

Para mim, a melhor forma de celebrar a data é sabendo um pouco mais sobre a sua História. Além de importantes livros, uma boa forma de entreter, relaxar e conhecer é assistir a um bom filminho, não é verdade?!

Confesso que não sou a maior cinéfila do mundo (aliás, preciso muito melhorar quando os assuntos em pauta são filmes e séries. Me indiquem, pfv!!), mas fiz uma seleção de cinco produções que colocam como protagonista a nossa “Mãe África”, de preferência, baseada em fatos reais. Espia-só (conteúdo sem spoiler, viu?!)!

Hotel Ruanda(2004):

mequetrefismos-filme-africa-hotel-ruanda

Foi o primeiro filme que lembro de ter visto com a temática. Acontece em 1994, quando um conflito político em Ruanda, conhecido como o “Genocídio de Ruanda”, ocasionou um verdadeiro massacre ocasionado pelos extremistas do grupo étnico hutus com a minoria tutsi, que matou cerca de 1 milhão de pessoas em cem dias. Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente do hotel Milles Collines na capital do país, torna-se um dos heróis do conflito, abrigando mais de 1.200 pessoas.

Uma boa mentira(2014):

mequetrefismos-filmes-africa-a-boa-mentira

Reese Witherspoon interpreta Carrie Davis, uma assistente social independente e muito bem resolvida. Ela acolhe os irmãos sudaneses Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany) e Paul (Emmanuel Jal), também conhecidos como “Meninos Perdidos do Sudão” –  nome dado aos refugiados da Guerra Civil no país (1983-2005), que ocasionou em mais de 2,5 milhões de mortos, além de vários deslocados ao longo de mais de 20 anos de conflito. O grande desenrolar da história acontece quando… não vou contar! :x

Pátria Proibida(2006):

mequetrefismos-filme-africa-patria-proibida

Mais uma obra que retrata a história dos “Meninos Perdidos do Sudão”. O documentário consiste em acompanhar durante cinco anos dois jovens que foram viver em Pittsburgh, África do Sul e um que foi viver em Syracuse, Nova Iorque. É interessantíssimo ver o desencadear dos conflitos culturais e todo o processo de socialização desses rapazes. Fica a dica para os que tem adolescentes em casa! ;)

Invictus (2010):

mequetrefismos-filmes-sobre-africa-invictus

Dirigido por Clint Eastwood, a produção é livremente inspirada na vida de Nelson Mandela, brilhantemente interpretado por Morgan Freeman. Em meio a um país que sofria o forte legado do apartheid, mas que receberia em breve a Copa do Mundo de Rugby, Mandela faz com que o esporte seja um meio de conexão entre toda a população. Para isso, convocou François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, que lidera não só o time do país, mas ajuda a mudar e transformar toda a mentalidade de uma sociedade.

Um grito de liberdade(1987):

mequetrefismos-filmes-sobre-africa-cry-freedom

Esse é para os que curtem um “cinevintage”. Situado no final dos 70, durante o apartheid da África Sul, o filme conta a luta do ativista negro Steve Biko (Denzel Washington) e do editor de jornal Donald Woods (Kevin Kline). Após descobrir que Biko foi “silenciado” pela polícia, Woods planeja uma biografia para contar toda a trajetória de vida do amigo, o que desencadeia em uma série de conflitos.

Esse é só o pontapé inicial para a nossa “Cineafroteca”. Me ajude a crescer essa listagem? Tem mais alguma indicação imperdível? Quero a sua sugestão! :)