Beleza pura: descubra truques infalíveis de make para pele negra

14 - 02 - 2015

mequetrefismos-farm-beleza-negra

O universo da maquiagem é realmente fascinante. A cada dia que passa, surgem novos produtos, truques e segredinhos que com o avanço da indústria cosmética deixam a gente ainda mais lindas e com cada vez menos impactos e danos à pele.

mequetrefismos-farm-beleza-negra

Mas no meio de tantas opções, nós brasileiras, vindas de um país mestiço, ainda nos deparamos com um grande problema: a cartela de cores pra bases e corretivos nem sempre se adequam aos nossos tons de pele. Quando falamos em nuances voltadas pra peles negras, a coisa fica ainda mais complicada.

mequetrefismos-farm-Daniele-Da-Mata

Pra tirar essas e outras dúvidas, convocamos a expert em maquiagem Daniele da Mata, dona da DaMata Makeup, uma escola de maquiagem com foco em pele negra. Daniele é formada pelo Senac-SP e convive com o mercado de beauté desde os 15 anos de idade, quando estagiou em uma empresa de cosméticos  e, partir de então, nunca mais parou!

- No quesito make, a pele negra tem algum tipo de peculiaridade?

Sim. A maior peculiaridade é a grande concentração de melanina que nós negros temos, em diferentes tons por todo o rosto. Geralmente as áreas abaixo dos olhos, buço e testa são muito mais escuras. Encontrar uma base, corretivo e pó próximos ao tom natural da pele é uma tarefa difícil. A uniformização da pele é o grande dilema.

mequetrefismos-farm-batom-beleza-negra

- Uma das grandes dificuldades em se comprar produtos pra a pele negra está em achar a tonalidade ideal. Como você encara o panorama atual? Sente alguma evolução?

Podemos dizer que atualmente houve uma evolução, pois cada marca tem pelo menos cinco tons de base. As marcas nacionais estão investindo pra atender os diversos tons de pele das brasileiras mas o padrão das marcas europeias ainda prevalece. Precisamos investir em tecnologia e matéria-prima de qualidade, porque só assim vamos conseguir atender a tantos tons de pele. Acho também que deve haver uma mudança no público consumidor, principalmente entre as mulheres negras, isto é, dizer aos fabricantes o que realmente funciona ou não. Assim, poderemos ter produtos melhores e que estejam de acordo com o nosso uso. Além disso, toda mulher deve ter certeza de que pode se maquiar de forma elegante e ficar ainda mais bonita.

mequetrefismos-farm-Rihanna-Beyonce-Janelle-Monae

- Entre as musas black da mídia, qual é o make mais pedido da atualidade?

Acredito que são muitas musas, cada uma com sua personalidade e estilo. Todas as meninas gostam das maquiagens da Rihanna, com os olhos marcados com máscara de cílios e batom mega escuro, ou até mesmo a Beyoncé, que sempre traz referências mais “Glam” e um toque de delineador. Mas o estilo inconfundível é de Janelle Monaé, com sua make-up “natural look”, que oscila de um batom vermelho pro nude com facilidade.

- O blush é um elemento que gera uma polêmica. Existe alguma dica que para eleger a tonalidade ideal?

Na verdade isso depende de cada tom de pele. Claro que blush dourado e terracota (o marrom alaranjado) são os tons que nenhuma negra vai errar. Mas podemos também abusar em cores que se aproximem do magenta, rosa e bordô. Tenho uma dica “DaMata” (risos) que é a seguinte: utilizar um pó compacto mais escuro que o tom da pele,  pois ele proporciona um efeito que afina o rosto e dá um ar de saúde.

mequtrefismos-farm-janelle-monae

- Como escolher o iluminador pra chamar de seu?
O iluminador com fundo dourado é o ideal pra pele negra. Ele se aproxima do tom natural da pele.

- Entre as adeptas do batom, quais são as cores mais em voga?

Sem dúvidas, a sensação do momento são os batons “matte”(efeito seco) com tons de uva, roxo, magenta, chocolate e o vermelho. As meninas negras estão aderindo aos poucos.

mequetrefismos-farm-workshop

Gostou das dicas? A DaMata Makeup realiza eventualmente workshops com o tema “Automaquiagem para a pele negra”. Quer saber mais?

Projeto Negras do Brasil

Workshop de Automaquiagem para Pele Negra.

Conteúdo: Técnicas de Automaquiagem e uniformização da pele

Informações: contatosdamata@gmail.com

{Conteúdo produzido originalmente para o ADORO FARM}