Dossiê cabelo: descubra o seu fio capilar e cuidados para o seu crespo e cacheado; confira!

16 - 10 - 2015

mequetrefismos-cabelo-tipos-crespo-afro

 Vamos falar daquele que emoldura nossos rostos de princesas afro, trazendo toda uma personalidade, empoderamento e beleza para nós? Sim, estamos falando do nosso cabelo afro, que é crespo – sim –, com muito orgulho e sem o menor ressentimento!

Ele tem estilo, movimento, personalidade e, sem dúvidas merece todo o seu amor. Para que você e ele brilhem muito, é necessário um cuidado todo especial, mas que fique bem claro, a nossa ideia é que esse “cuidado” não seja uma “ferramenta escravizadora”, repleta de regras e imposições, que nos liberta dos alisantes mas nos faz cair na ditadura do “cacho perfeito”.

mequetrefismos-cabelo-afro-tipo

Antes de tudo, é legal que você descubra o seu tipo de fio. Conhecer de fato sua textura, elasticidade, resistência e a partir dessas informações, cuidá-lo de forma específica para que seu crespo, brilhe ainda mais como sua coroa. Ter em mente que não é só de cachos que se compõe um black maravilhoso, mas também de uma dona cheia de personalidade, que aceita o seu picumã, é fundamental!

Para conhecer, entender e inspirar, bolamos o “Dossiê Cabelo”, com algumas dicas preciosas para as crespas e cacheadas:

mequetrefismos-cabelo-afro-inspiracao

CONHECENDO O SEU FIO CAPILAR:

Dentre os tipos de cabelos existentes, nossos cacheados e crespos se classificam dentre os fios 2, 3 e 4, subdivididos nas letras A, B e C. Conseguimos identificar não só o formato do fio, mas também se ele é mais fino ou mais grosso.

Tipo 2 – Cacheados, semi ondulados e ondulados

Esse tipo de fio não tem a formação de cachos propriamente dito, porém já possui algumas ondulações.

Tipo 2A

O fio desse subgrupo é bastante liso e, em geral, possui ondulações apenas nas pontas. Sua raiz é lisa e, consequentemente, tem menos volume. O qual dá se um aspecto de fio liso e charmosamente desalinhado.

mequetrefismos-tipos-cabelo-crespo-cacheado-2A

mequetrefismos-tipo-cabelo-cachos-2A

Dicas: use e abuse do mousse capilar já que o fio é bastante maleável.

Tipo 2B

Esse tipo de fio já apresenta ondulações desde a raiz, possui uma espessura mais significativa, porém, com grande tendência a frizz. Os fios, em geral, são levemente mais secos.

mequetrefismos-tipo-cacho-2B-afro

mequetrefismos-tipo-cacho-2B-Shakira

mequetrefismos-tipo-cacho-2B

mequetrefismos-tipo-cacho-crespo-afro-2B

Dicas: se o frizz realmente te incomoda, use um lenço de seda antes na hora de dormir; na hora de lavar a cabeça, use o condicionador somente nas pontas e não no couro cabeludo; para a finalização dos penteados, invista em serum e pomadas, e aplique-os quando ainda úmidos ou secos.

Tipo 2C

Esse fio já apresenta um volume maior e cachos bem formados. Sua raiz ainda é mais lisa, porém a partir da metade das orelhas, já apresenta um volume e definição maior.

mequetrefismos-tipo-cacho-crespo-2c

mequetrefismos-tipo-cacho-crespo-afro-2C

Dicas: nos dias em que você quiser ativar um pouco mais os cachos, use um leave-in de forma moderada. Caso queira somente mantê-los mais hidratados, invista em técnicas caseiras. Uma sugestão é fazê-la com o mix entre Soro Fisiológico + Bepantol

Tipo 3 – Cacheados

Esse fio já é considerado como cacheado por completo. Possui volume e cachos já formados desde a raiz e textura mais espessa. 

Tipo 3A

Esse fio é bem fino. Sua raiz também, fazendo com que possua um certo tipo de controle em relação ao volume. Os cachos são mais abertos e facilmente conseguimos separá-los por mechas.

mequetrefismos-tipo-cabelo-cacheado-crespo-3A (1)

mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-cacheado-crespo-3A

mequetrefismos-tipo-cacho-crespos-3A

Dicas: para o melhor desembaraço do fio, invista na hidratação uma vez na semana. Você já tentou a com azeite de oliva + açúcar mascavo?

Tipo 3B

Esse tipo de fio tende a ter maior volume. Ainda bem! Por isso, é comum que as pontas dos fios fiquem mais secas, pela dificuldade da oleosidade percorrer a madeixa. O fio 3B, é mais grosso, obtendo um cacho mais fechado.

mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-crespo-cacheado-3b

Mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-cacheado-crespo-3B

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-cacheado-afro-3B

Dicas: ao lavar, deixe que o shampoo atue somente no couro cabeludo, sem que caia muito nas pontas. Produtos à base de azeite de oliva ou coco podem ser seus parceiros!

Tipo 3C

Esse fio é bem fechado desde a raiz, fazendo aquele volume-maravilha. Para esse tipo de fio, o trabalho para deixá-los bonitos e sadios é redobrado, mas sem neuras!

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-afro-3C

c0a4178741a482d52aed69e946b0255c

unnamed (1)

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-afro--3c

Dicas: pode ser que ele apresente duas classificações de fios diferentes. Cuidado extremo na hora de pentear/desembaraçar!

Tipo 4

Yes, we can! Lindos e imponentes, eles até podem apresentar um leve ressecamento e cuidados na hora de desembaraçar, mas são verdadeiras coroas!

Tipo 4A

Esse fio é mais fino e definido na região lateral, porém na região superior ele é mais grosso, devido o contato com o sol. Tem o aspecto de pequenas molinhas. Apesar do fio ser bem flexível, acaba sendo muito frágil também.

mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-crespo-inspiracao-4A

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-afro-4A

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-afro-inspiracao-4A

Dicas: lave sempre com água fria para o evitar o maior ressecamento do cabelo. Cremes para pentear, podem te ajudar a finalizar o processo.

Tipo 4B

Esse fio parece ter o formato da letra “z”. Você pode ficar meio apreensiva com o tamanho dele, mas saiba que guardas uma cabeleira daquelas! O comprimento do fio, apresenta 50% do tamanho real.

mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-crespo-4b

mequetrefismos-tipo-de-cabelo-afro-crespo-inspiracao-4A

Dicas: evite o uso de elásticos, principalmente os com acabamento em metal. Eles podem quebrar os seus fios!

Tipo 4C

Crespa sim e com muito orgulho! Apesar de não ter a definição dos cachos, é uma madeixa maravilhosa para bolar penteados cheios de volume. Atenção redobrada na hora de desembaraçar e nos truques anti-ressacamento, para deixar o seu afro uma verdadeira coroa!

mequetrefismos-tipo-de-cabelo-afro-crespo-4A

mequetrefismos-tipo-cabelo-afro-crespo-inspiracao-4A

mequetrefismos-tipo-cabelo-crespo-afro-4A

Dicas: para facilitar o desembarace, segure as madeixas com a mão na base da cabeça e cuidadosamente passe o seu garfo nas pontas até chegar a raiz.

0190244dc6fbdc25d124c21f16b55e5b

Deixamos claro que essa classificação de fios é algo somente para norteá-la(o). Mas é muito comum haver classificações mistas. Mas independemente do tipo de picumã, sempre tem aquela dica de amiga para deixar nossas “monumentos” ainda mais lindos:

- Utilize pentes largos. Eles são próprios para nosso tipo de cabelo, não desalinhando nossos fios e facilitando o pentear.

- Lave sempre seu cabelo com água fria. A água quente influencia a oleosidade das madeixas, deixando-as mais ressecadas;

- Sempre após a lavagem dos cabelos, é necessário penteá-los para que os fios antigos, deem espaço aos novos;

- Corte as pontas de 3 em 3 meses para o fortalecimento e crescimento do seu Afro Hair;

- Hidratação: ela pode ser uma grande aliada no fortalecimento do seu fio. Mas nada de ficar escrava da técnica! Uma vez a cada duas semanas já está de bom de tamanho.

Ser crespx é: carregar a força e o mundo dentro de nosso Black Power!

Tags:

Foto - Carolina Souza

Carol Souza

Atriz e bailarina profissional, além de Designer de Moda, acredita que a arte é a extensão e junção de todo o seu universo. Sua expressão é a forma clara do seu sorriso e cores que a representam. Criadora do perfil @ModaCult, tem como objetivo promover a representatividade negra infantil não só pela estética, mas também como forma de cultura.