“Já mandei botar dendê”: descubra as propriedades preciosas do azeite

03 - 05 - 2016

Palm-fruit-oil
Cor alaranjada vibrante, sabor peculiar e aroma inconfundível, o azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, rega receitas divinas como o bobó de camarão, moqueca e o acarajé, famoso patrimônio nacional.
Na culinária, o dendê pode ser usado como tempero pra dar cor e sabor aos pratos e com apenas algumas gotinhas, também pode substituir o óleo nas frituras.
mequetrefismos-azeite-de-dende-na-culinaria

 O azeite de dendê é produzido em grande escala no sudeste da Bahia, no Pará e Amapá. Extraído do dendezeiro, palmeira originária da costa oriental da África, introduzida em terras brasileiras há quase quatro séculos pelos escravos africanos, o danado além de saboroso é bom pra saúde e a cada dia se descobre mais benefícios a seu respeito.

Olivenoel fließt in einen Loeffel
mequetrefismos-azeite-de-dendê
 Rico em betacaroteno, tem cerca de quinze vezes mais vitaminas que uma única cenoura. Possui alto teor de vitaminas A e E, é livre de gordura trans, contém um equilíbrio de ácidos graxos saturados, poli-insaturados e monoinsaturados que ajuda a manter os níveis de colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol ruim (LDL). 
 Ah, ainda tem mais! Possui alto poder antioxidante, que ajuda a dar um “chega pra lá” no envelhecimento. Mas não abuse! O óleo de palma tem 9 calorias por grama, ou seja uma colher de sopa possui aproximadamente 70 calorias.
E não para por ai! Saindo do universo gastronômico, o azeite é super nutritivo, hidratante, de alta absorção e pode ser um grande aliado dos cabelos secos, ressecados e com frizz.
Quer uma receita rápida de hidratação capilar? Basta turbinar sua máscara capilar com 2 colheres do óleo e faça sua hidratação como de costume. O óleo vai dar um upgrade na sua máscara, devolver o brilho aos cabelos e ajudar na definição dos cachos.
Porém, vale te alertar: o truque não vale para os cabelos loiros e claros pois pode manchar. Tome cuidado também com a sua roupa e toalha. O óleo tem alta aderência e corre o risco de sujar tudo.
mequetrefismos-fruta-da-palma-azeite
Dicas preciosas:- Na hora da compra, certifique-se que o óleo de palma é puro, feito da fruta. Se ele for refinado perde seu valor nutricional e o sabor original.

- Outro ponto importante é comprar de uma empresa comprometida com o meio ambiente, pois a produção do azeite de dendê (principalmente na Ásia), é responsável por grandes desmatamentos, colocando em risco o habitat natural dos animais, em especial dos macacos.

 

 

Então, o que você está esperando para botar dendê na sua vida?

Tags:

lana-pires-mequetrefismos

Lana Pires

Carioca da Ilha do Governador e perdida em Atlanta, Lana é a nossa voz (e paladar) quando o assunto é gastronomia. Nos "States" pegou gosto pela terapia das panelas e desde então vive uma aventura constante no mundo da culinária. Criadora do perfil @aventureira_na_cozinha, compartilha dicas e receitas recheadas de muito amor!